Jornal da Fundamig

Thursday, November 03, 2005

Presidente da Fundamig recebe Diploma do Mérito Fundacional

Júnia Leticia

Ao longo de seus 40 anos de profissão em prol de atividades voluntárias, o professor Francisco Graça de Moura já recebeu 13 comendas em reconhecimento a seu trabalho. Todas as homenagens, entretanto, foram internacionais. A 14º de sua carreira e primeira em território nacional foi-lhe conferida durante a inauguração do Espaço Eudoro Villela. O Diploma do Mérito Fundacional, entregue pelo Diretor de Eventos/Novas Filiadas da Fundamig, Dr. José de Oliveira Galeno Filho, surpreendeu o professor Francisco Graça, que não sabia das, segundo ele, “manifestações subversivas” de seus colegas de diretoria.

Sempre atento às causas sociais, o diretor-presidente da Fundamig começou sua vida profissional aos 18 anos, como professor de Literatura Francesa Clássica pois, aos 17 concluiu os seis anos do Curso de Língua, Literatura e Civilização Francesa (Curso Nancy), na Aliança Francesa, o que lhe permitiu absorver a cultura erudita européia. Aos 19 anos fez cursos de Planejamento Educacional e de Desenvolvimento de Comunidades em uma organização não-governamental (ONG) do exterior, o que, em 1960, mudou completamente sua vida, engajando-o na área social e tornando-o, como ele mesmo costuma afirmar, “num operário do social”.

Em sua intensa e vibrante vida profissional, o professor Francisco Graça de Moura concebeu e coordenou, direta e indiretamente, a execução de 201 projetos nos mais distintos e diversificados setores das ações comunitária, social, do planejamento e do desenvolvimento social, além de haver assessorado a criação e participado da direção de várias fundações públicas e privadas. Uma experiência de vida rica e fecunda apresentada no livro Criação e Recriação do Espaço Público da Ação Social, 11ª obra de autoria do professor Francisco Graça. A obra, que será lançada em breve, demonstra que ninguém chega à presidência da Fundamig por acaso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home